Sobre o ICSE Science Factory

ENSINO ABERTO E CIÊNCIA CIDADÃ

O projeto ICSE Science Factory, financiado pela União Europeia, é uma iniciativa destinada a colmatar a falta de cientistas e cidadãos com conhecimentos  científicos, dentro da União Europeia. O projeto aproveita uma combinação única de medidas, cada uma abordando a questão de uma perspetiva diferente, maximizando assim o seu impacto.

O projeto é caracterizado pela formação de parcerias intersectoriais em cinco países parceiros diferentes: Alemanha, Portugal, Croácia, Chipre, Turquia. Essas parcerias incluem investigadores em ciências, em educação e entidades de educação não formal, apoiados por escolas, empresas e instituições comunitárias. A abordagem inovadora do projeto visa aumentar o número de cientistas e o nível de conhecimento científico dentro das comunidades. Através das parcerias locais, procura-se compartilhar e aplicar os conhecimentos desenvolvidos, e integrar comunidades no processo de aprendizagem científica através da realização de atividades Farol e participação em feiras de ciência.

O objetivo geral do projeto melhorar e promover a educação científica dos cidadãos, criando parcerias, com professores, alunos, cientistas, investigadores e profissionais em empresas. Desta forma colaborar para encontrar soluções concretas para problemas reais na escola, na localidade, cidade ou região. Contribuindo assim para um continuum de aprendizagem ao longo da vida e despertando o interesse em estudos e carreiras científicas, especialmente entre as mulheres.