COLABORAÇÃO ENTRE ALUNOS E A COMUNIDADE
Os objetivos centrais do ICSE Science Factory são os seguintes:
1. Proporcionar oportunidades de aprendizagem colaborativa em ciências para todos os cidadãos a nível local, demonstrando a relevância da ciência na resolução de problemas reais e contribuindo para um continuum de aprendizagem ao longo da vida.
2. Despertar o interesse dos jovens, com um foco particular em meninas e mulheres, no envolvimento em investigação científica e na progressão de carreiras ligadas às áreas STEM.
3. Promover o networking, a partilha e a aplicação das descobertas de investigação dos vários parceiros, para criar, circular e utilizar a ciência em benefício da sociedade.
OBJETIVO 1:
Proporcionar oportunidades de aprendizagem colaborativa em ciências para todos os cidadãos
Sobre o que tratam as Open Schooling?
Ao desenvolver e apoiar atividades de ensino nas escolas, estamos a criar oportunidades colaborativas de aprendizagem científica para todos os cidadãos a nível local.
Queremos aproximar as escolas das comunidades e criar parcerias, colaborar com famílias e cidadãos interessados em trabalhar temas socialmente relevantes, como sustentabilidade, saúde e digitalização. Desta forma contribuir para encontrar soluções concretas para problemas reais da escola, da localidade, da cidade ou da região. Nestes projetos, os alunos e os seus professores colaboram com os diversos membros da comunidade: famílias, entidades científicas, cidadãos, empresas, entre outros.
Como irá funcionar?
Nos próximos três anos, a ICSE trabalhará com escolas parceiras, especialistas em ciências, empresas e entidades de educação não formal. Através da criação de redes locais, e de uma forma colaborativa, a equipa da Science Factory e os diversos parceiros irão desenhar várias atividades inovadoras e práticas que permitam explorar as temáticas do projeto.
As escolas são encorajadas a realizar estas atividades com o apoio de orientadores provenientes de parcerias locais, que podem incluir empresas ou membros da comunidade com conhecimentos em ciência. Estes orientadores têm como objetivo guiar os professores, alunos e participantes externos no decorrer dos seus projetos de open schooling.
Formação para professores
– Curso de formação especializada: Educação STEM (10 ECTS) – início em janeiro Instituto de Educação em Lisboa
– Oficina de formação para os professores grupos: 110, 510, 550 (início em janeiro)