Eventos ICSE Science Factory

PALESTRAS SOBRE CARREIRAS, MENTORING E FEIRAS DE CIÊNCIAS

OBJETIVO 2:

Aumentar o interesse nos estudos e carreiras científicas entre os jovens

Interessado em explorar uma carreira na área da ciência? Junte-se a nós nas envolventes palestras interativas sobre carreiras! Elaboradas para despertar o interesse na trajetória dos estudos e nas profissões científicas, essas sessões são especialmente concebidas para orientar jovens em momentos decisivos na escolha das carreiras. Damos especial ênfase à participação ativa das mulheres, tanto como palestrantes quanto como inspiradoras de modelos a serem seguidos.

O que esperar:

Nestas palestras, investigadores e profissionais ligados a várias áreas científicas irão partilhar os seus percursos académicos e científicos. Saiba mais sobre a importância real destas carreiras, os seus benefícios e os seus desafios. Participe em discussões abertas! Questione e partilhe opiniões, desconstrua estereótipos.

Ao apresentar uma ampla variedade de carreiras e modelos a seguir, procuramos quebrar estereótipos, especialmente em relação aos preconceitos de género na ciência. Colaborar com parceiros locais de diversos setores de trabalho assegura que as nossas palestras ressoem com interesses diversos.

OBJETIVO 3:

Promover o networking e a partilha

Quem Participa?

Instituições de Ensino Superior, entidades de educação não-formal, instituições comunitárias, empresas e escolas, que colaboram no sentido de:

• Partilhar os desafios da investigação: Abordar os obstáculos à disseminação eficaz dos resultados de investigação.
  • Questões do dia-a-dia:  Explorar os desafios, como dificuldade de recrutamento para as empresas ou dificuldades em comunicar ciência que os investigadores possam enfrentar.
  • Promover a igualdade de gênero na ciência: Discutir as melhores práticas e brainstorming sobre possíveis soluções.
  • Mentoria e consultadoria: Fortalecer os laços dentro da comunidade através da criação de formações.
  • Confiança na ciência e investigação: Discutir maneiras de reforçar a confiança pública na ciência e nas descobertas científicas, especialmente em questões urgentes, como questões ambientais (alterações climáticas) e saúde (vacinas e doenças).

Feiras de ciência a nível local: Ligação entre a ciência e a comunidade

Prevê-se a realização de feiras de ciência no decorrer do 2º e 3º ano do projeto ICSE Science Factory, após a implementação das principais iniciativas (open Schooling, atividades farol e palestras sobre carreiras).

Projetos nas feiras de ciência:

Iniciativas dos alunos: As escolas irão apresentar as suas soluções para os desafios contemporâneos, provenientes dos seus projetos de open schooling.

Iniciativas das empresas: Através da apresentação de carreiras nas áreas das ciências as diferentes empresas parceiras irão promover a divulgação e o envolvimento da comunidade.

Venha fazer parte desta experiência enriquecedora, onde a ciência encontra a sociedade, fomentando o diálogo e o crescimento mútuo.